domingo, 27 de outubro de 2013

Rede Globo: Elza e Clarence dão adeus


Hoje escrevi aqui sobre a decisão da Rede Globo de acabar com a Sessão da Tarde. Vejam o trecho do Leão Vesgo. É possível não se deixar levar pela leveza e ingenuidade do filme? Sinto pesar.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

QUALQUER UM PODE SER PROFESSOR DESDE QUE DOMINE BEM O CONTEÚDO





Dia do professor, que esparrela. Ano passado comemorei com a barata, lembram? Mas esse ano acho que consigo dizer com palavras o que sinto sobre o malfadado dia do professor. Não há nenhuma profissão tão ingrata quanto ser professor. No mundo todo (e não só no Brasil, como pensam alguns) QUALQUER UM pode ser professor e lidar com as questões do ensinar. Para ser professor basta dominar o CONTEÚDO. Sim, porque o CONHECIMENTO foi adestrado até virar CONTEÚDO, que é tão pouco amistoso que precisa ser DOMINADO. E eu que achei que dominação fosse coisa para dragões! Dominamos aquilo que nos incita perigo, nos dá medo e parece ter vida própria, alheio aos nossos desejos. Deve ser por isso que os educadores organizam os CONTEÚDOS em GRADES. Isso ou ainda arriscamos que os conteúdos escapem e libertem-se, sobrevoando lindamente a curiosidade das crianças e pessoas pensantes com suas asas prateadas e verdes! Mas somos nós professores os responsáveis por essa cena, certo? Por que não reagimos, por que não libertamos o CONHECIMENTO? Atentem, no início do meu texto disse que no imaginário das pessoas QUALQUER UM pode ser professor. Pois tem QUALQUER UM demais dando piteco e comprando tablet como se isso fosse solução para os problemas da educação. Tenho medo de que este cenário nunca se altere e não gosto de parecer tão pessimista. Mas o fato é que embora a profissão de professor não seja exatamente uma novidade, a maior parte das questões relacionadas ao ofício permanecem abertas.  E estas aberturas são brechas nas quais o QUALQUER UM se infiltra e faz pose de professor.  Não basta ter acesso aos textos do Paulo Freire, é preciso amadurecer o texto, amalgamá-lo com as vivências em sala de aula. Professor é profissão rara, que requer amadurecimento, feito fruta no pé. Temos escolas e alunos demais para formarmos bons professores na quantidade esperada. Acabamos por ter pouquíssimos professores e muitos QUALQUER UM. 

Para finalizar, as imagens são uma sugestãozinha para o "ótimo"gestor nosso ministro Mercadante. Olha aí, quem sabe você não nos presenteia a todos (professores) com um mimo desses no Dia do Professor! Professor que é professor domina o conteúdo e leva o dragão no peito...no dedo...nas orelhas. Diz se isso não anima?